Médico do bolso 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Cuidando de uma das partes  

  mais sensíveis do seu corpo! 

 

 

 

Vamos aprender economês?

 

Entenda, de maneira simples, algumas siglas muito usadas no mundo financeiro.

 

Parte 2 - Setor de serviços.

 

 

 

PMI de Serviços:

Faz parte da família dos Índices de Gerentes de Compras (Purchasing Managers' Index - PMI) e é uma medida da atividade no setor de serviços de uma economia, projetado para fornecer informações sobre as condições comerciais nesse setor.

O PMI de Serviços é baseado em uma pesquisa mensal realizada com gerentes de compras de empresas do setor de serviços. Eles são questionados sobre vários aspectos de suas operações, como volume de novos pedidos, emprego, preços e expectativas futuras.

Os principais componentes do PMI de Serviços incluem:

Novos Pedidos: Mostra a demanda por serviços e pode ser um indicador antecedente de crescimento futuro.

Emprego: Reflete as condições do mercado de trabalho no setor de serviços.

Preços: Mede a pressão inflacionária no setor.

Expectativas Futuras: Essa parte do PMI de Serviços fornece informações sobre as perspectivas futuras do setor.

 

PMSS (Pesquisa Mensal de Serviços de Saúde):

A PMSS é uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que tem como objetivo medir e analisar a atividade econômica relacionada aos serviços de saúde no Brasil. Ela faz parte de uma série de pesquisas mensais que o IBGE conduz para monitorar diversos segmentos da economia brasileira.

A PMSS coleta dados e informações específicas sobre os serviços prestados pelo setor de saúde, incluindo hospitais, clínicas, consultórios médicos, laboratórios, serviços de diagnóstico, serviços ambulatoriais, entre outros. A pesquisa abrange tanto os serviços prestados pelo setor público quanto pelo setor privado.

 

PMS (Pesquisa Mensal de Serviços):

A PMS, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma pesquisa mensal que tem como objetivo medir o desempenho e as tendências do setor de serviços no Brasil. Ela produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Isso ajuda a compreender a saúde econômica do setor de serviços e a sua contribuição para a economia brasileira. Os dados coletados na PMS são importantes para análises econômicas e estratégicas, pois fornecem insights sobre a atividade econômica em um dos principais setores da economia brasileira

 

ICS (Índice de Confiança de Serviços):

O ICS é um indicador calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) que avalia a confiança dos empresários e gestores no setor de serviços em relação às condições econômicas atuais e futuras.

O conjunto de resultados gerados mensalmente informa sobre tendências de curto prazo e o quadro geral das empresas do setor, indicadores relevantes na orientação da tomada de decisão empresarial e de política econômica.

O questionário da Sondagem de Serviços é direcionado à empresa. Abrange temas como a situação dos negócios, volume de demanda, faturamento, preços e contingente de mão-de-obra.

O ICS é o indicador-síntese da pesquisa, composto por quatro quesitos: Volume de demanda atual, Situação Atual dos negócios e expectativas sobre volume de demanda (três meses) e situação dos negócios (seis meses).

 

IPS (Índice de Preços de Serviços):

O IPS tem como objetivo acompanhar de forma sistemática e distinta a evolução dos preços de serviços e avaliar seu impacto sobre as diversas classes de renda.

Em São Paulo (SP), é obtido a partir da coleta de variações de preços de 66 itens de consumo de serviços apuradas pelo IBGE e que compõem o cálculo do IPCA na região metropolitana. A soma dos pesos dos 66 itens de serviços é reponderada de forma que somem 100% do consumo de serviços das famílias em média e também na divisão para cada faixa de renda.

 

 

 

 

Fontes:

www.ibge.gov.br

www.fgv.br

www.fecomercio.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

 

Publicado em 04/10/2023